Arvore Genealógica

A história da sua família









Tipos de Genealogia

Genealogia Italiana

Árvore Genealógica no MundoA genealogia italiana é pesquisada através da documentação relacionada aos imigrantes italianos. Muitos sites possuem bancos de dados sobre a pesquisa genealógica e através do nome e sobrenome da pessoa, é possível encontrar e montar a árvore da sua família genealógica. São informações buscadas em bibliotecas virtuais, entidades, museus e acervos para encontrar a documentação. No site Itália.org, é possível fazer uma pesquisa sobre imigrantes.

Outro site interessante, em inglês, é o Ancestry. Ele faz buscas genealógicas de documentos, nomes, artigos sobre o tema, comunidades e dá a possibilidade para assinantes de produzir a sua própria árvore genealógica.

Genealogia Judaica

Durante a Inquisição, na Idade Média, muitos judeus foram condenados. Esse povo teve que se converter a religião Católica, sendo obrigados a trocarem os seus sobrenomes por sobrenomes ligados ao cristianismo. Foi criada uma lista de todos aqueles que teriam o nome de 'cristãos-velhos'. Apenas, aqueles que conseguiram manter suas práticas judaicas em segredo, poderiam não ter sido listados. Existem várias denominações para os povos judeus e após a conversão dos judeus portugueses ao catolicismo, eles foram chamados de 'Marrano', de acordo com a lenda, na hora do batismo cristão, eles colocaram o sobrenome relacionado às árvores e animais. Mas, uma pesquisa feita na USP mostrou a verdadeira origem dos nomes e sobrenomes, desmitificando a lenda.

Com nomes e sobrenomes, é possível fazer pesquisas sobre as suas raízes do judaísmo. Judeus do Brasil, da Argentina, de Portugal e outros países procuram encontrar a origem de sua terra e de seus familiares. O site recomendado para localizar nomes e ancestrais é o JewishGen, em inglês.

Genealogia Portuguesa

Com o crescente estudo da Genealogia e a busca de descendentes e ascendentes, quer seja para a construção de sua árvore genealógica ou na descoberta da nacionalidade de seus antepassados para fazer a busca de dados, o indivíduo deverá pesquisar uma série de documentos para descobrir a história de sua família ou mesmo contratar sites especializados para fazer o serviço.

Geralmente, na Genealogia Portuguesa, encontramos a árvore genealógica das famílias nobres de Portugal. Existem livros e documentos históricos que relatam a biografia das famílias nobres, destacando as relações familiares, os brasões e instrumentos utilizados. Com a heráldica, ciência ou arte de criar e descrever brasões de armas ou escudos, há, também, a busca de representar os símbolos pessoais ou familiares.

Genealogia Brasileira

No Brasil, o instituto responsável pela pesquisa genealógicas sobre as famílias brasileiras e estrangeiros fora do Brasil é o Colégio Brasileiro de Genealogia.
 
Em sua pesquisa existem artigos, livros, teses, orientações, ideias, endereços e vários outros dados do assunto. Em 'onde pesquisar' existem vários lugares, onde os brasileiros podem encontrar links dos arquivos públicos municipais, estaduais, associações, instituições, etc.

Genealogia dos Mórmons

A genealogia dos Mórmons é feita pela igreja, cujo nome é SUD, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em inglês, 'Latter Day Saints'. Devido aos princípios da igreja, os mórmons possuem um dos maiores centros genealógicos do mundo, fica em Salt Lake City, nos EUA.

Os documentosCrescimento da planta estão em microfilmes e disponíveis para pessoas de vários lugares nos Centros de História da Família.
 
Além desses, existem vários outros países e seus estudos sobre Genealogia.